O QUE É MARKETING?
Marketing ou Mercadologia ou, mais raramente, Mercância,4 é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As actividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda. Assim como nas técnicas de manutenção da fidelização dos clientes, que atualmente constituem um departamento de fulcral importância em qualquer empresa e exigem ferramentas de marketing adaptadas. Sem deixar de dignificar os novos potenciais clientes, os clientes já conquistados numa empresa são a base, os mais importantes, os que geram valor ao passar a palavra da sua antiguidade e satisfação.
Objetivos do marketing e análise de desempenho
O sistema de marketing engloba diferentes stakeholders –
organizações com fins lucrativos e não-lucrativos, compradores e
vendedores – com interesses e objetivos distintos. Cada um deles
utiliza-se do marketing com propósitos específicos para atingir
resultados mercadológicos
Contudo, pode-se sistematizar objetivos fundamentais que atendam às mais variadas formas de atuação.
Destacamos quatro deles:
O marketing serve para...
. Maximizar o lucro
. Maximizar a satisfação do consumidor
. Maximizar a escolha (personalização)
. Maximizar a qualidade de vida
O que existe em comum, entre
eles, é a busca da satisfação da demanda através de uma oferta / valor
que promova e atenda às expectativas de um dado mercado.
Entretanto, como se pode
analisar o desempenho do esforço de marketing? Quais são os fatores que
devem ser levados em consideração para avaliar o seu papel estratégico?
Propomos os seguintes pontos de investigação:
. Demanda
. Venda
. Marketshare
. Imagem
. Share of mind
Os impactos de marketing devem
ser analisados, utilizando-se como parâmetro o atingimento da demanda, o
volume de vendas, a participação de mercado e a visibilidade da imagem.
A eficácia do marketing é medida
tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Podemos representar
alguns indicadores para o seu estudo.
PARAMETRO
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MEDIDA DE AVALIAÇÃO
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DEMANDA
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Análise do volume de mercado atingido, através da cobertura ( reach ). Referência para o estudo: GRP (propaganda)
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VENDA
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Comparativo de vendas
antes e depois do esforço de marketing. A investigação pode ser feita
tanto em números absolutos quanto relativos.
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MKTSHARE
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Estudo de participação
de mercado. Por exemplo, de 30% para 40% do mercado. Toma-se como base o
mercado total antes e depois do esforço.
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IMAGEM
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Análise da percepção da
imagem da marca e/ou da campanha de marketing, através de pesquisa
quantitativa considerando categorias e aspectos prévios de análise.
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SHARE OF MIND
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Estudo do nível de
lembrança da marca na mente do mercado. Consideram-se os seguintes
fatores: o que lembra e quantas vezes lembra, através da comunicação de
marketing, para se chegar ao nível de recall da marca.
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