terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como montar uma boa apresentação para buscar patrocinadores para eventos

1. Objetivo e metas

Não demore para incluir seu objetivo e as metas do evento, pois os investidores gostam de saber logo os motivos pelos quais patrocinarão determinado projeto. Claro que não é preciso exibir o objetivo e as metas antes de qualquer outra coisa, mas não é recomendável deixar esses itens para o meio ou o final de uma apresentação.
Outra dica referente à apresentação do objetivo e das metas do evento é ser o mais didático possível. Nada de ficar enrolando ou usar textos enormes. O ideal é que esses fatores sejam mostrados de maneira direta. Para tanto, basta usar frases simples e que estejam separadas por meio de numerações ou outras ferramentas que garantam uma disposição de fácil entendimento.

2. Justificativa

Outro elemento que não pode faltar na sua apresentação é a justificativa do projeto. As mesmas recomendações anteriores valem para o novo item, que vai servir como um incentivo para que os patrocinadores decidam investir no evento em questão. E não basta só justificar, pois você também deve deixar as vantagens do patrocínio explícitas.
Ao expor o diferencial do projeto, bem como seus benefícios, você terá mais chances de estimular o investimento desejado, visto que os eventuais patrocinadores só embarcarão no projeto se eles se sentirem confiantes de que há razões para pensar que os resultados serão positivos.

3. Estratégias de ação

Ao chegar à parte das estratégias de ação, use os mais diversos recursos para que os possíveis investidores visualizem seu plano de ação. Nada impede que você trabalhe somente com texto corrido nessa parte, mas se você fizer isso, lembre que o texto deve ser apresentado de modo visualmente agradável. Logo, escolha um tipo de letra que facilite a leitura e tenha cuidado com outros aspectos da exposição do texto, como espaçamento, tamanho e até cores. Tudo isso precisa criar uma espécie de harmonia, caso contrário, as pessoas se cansarão e perderão o foco da apresentação.
Já se você optar pela inserção de vídeos, tabelas e outros recursos, o modo como eles serão incluídos poderá influenciar na decisão dos patrocinadores, independente do conteúdo apresentado. Por conta disso, é essencial colocar esses recursos em pontos cruciais da sua proposta. Depois de vários slides com uma quantidade expressiva de textos, por exemplo, cai bem aliviar a apresentação com um recurso visual.
Aconselha-se que os recursos diferenciados apareçam sem que a linha de raciocínio seja interrompida. Isso quer dizer que as estratégias precisam fazer sentido para quem está vendo a proposta. Sendo assim, não adianta cativar os investidores comprometendo a qualidade do conteúdo. E outra precaução diz respeito à quantidade de recursos, pois o excesso pode cansar e até passar insegurança quanto aos dados exibidos.

4. Duração e outros detalhes do evento

Quando você tiver que criar a parte da duração do projeto, aproveite recursos que simplifiquem a compressão, como um cronograma com prazos em destaque. Outros detalhes do evento também precisam do devido destaque exigido para cada um, como estimativa do público-alvo e o orçamento.
Para destacar cada elemento, há uma grande variedade de opções. Você pode deixar as informações em negrito, sublinhadas, em tons distintos e muito mais. Caso você recorra a um padrão, como vermelho para os prazos finais e amarelo para as datas próximas do limite estabelecido, que tal explicar essa lógica já no início da apresentação? Dessa forma, você evitará confusão no decorrer da proposta.
Além disso, há outra alternativa: inserir uma mini explicação dessa lógica em cada parte da apresentação, em um espaço pequeno e sem tirar o foco das informações mais importantes, só para não ter que ficar repetindo tudo sempre que alguém se distrair, por exemplo.

5. Divulgação

Outra maneira de convencimento é oferecer diferentes opções no seu plano de divulgação. Em vez de mascarar as possíveis desvantagens, esclareça os pontos fortes e os fracos de cada maneira de divulgar o evento, para que os patrocinadores saibam que você está disposto a ter um plano B, C, D e assim por diante, caso surjam imprevistos ou, simplesmente, caso os investidores não gostem de uma ideia.

6. Exemplos

Por fim, tente mostrar o seu preparo exibindo exemplos de como suas intenções seriam aplicadas na prática. Utilize exemplos de artistas reais, assim como locais que poderiam ser reservados e outros fatores passíveis de realização, o que irá mostrar que há como realizar o evento apresentado. Quanto mais próximos da realidade forem os dados, mais fácil será convencer os interessados em patrocinar o evento.

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