Conheça todos tipos de eventos existentes:
Assembléia: Reunião de delegações representativas de grupos, estados, países. Assuntos de grande interesse são debatidos e as conclusões são submetidas à votação que devem ser seguidas por todos.Aula Inaugural: Apresentação de um especialista no meio acadêmico e/ou educacional geralmente no início do ano ou do semestre letivo. Utiliza a informalidade.
Aula Magna: Apresentação de um especialista de renome no meio acadêmico e/ou educacional. Necessário protocolo, pois é um acontecimento formal.
Brainstorming: Reunião onde os participantes expõem idéias que posteriormente serão avaliadas conforme suas potencialidades de aplicação.
Bienal: Exposição que se realiza a cada dois anos.
Campeonato: Competição entre os participantes que seguem um regulamento rigoroso. Possui abrangência mais ampla que um torneio.
Comício: evento para candidatos a cargos eletivos exporem os seus programas e as suas plataformas políticas.
Concentração: Reuniões de determinados grupos de profissionais com o objetivo de discutir um ou mais assuntos. Tem caráter informal.
Concurso: Competição entre participantes que seguem regras estabelecidas para a ocasião. Necessário a presença de um júri que avaliará cada concorrente.
Conferência: Conduzido por um presidente de mesa que dirige a apresentação de um tema geralmente científico ou técnico por um conferencista. As respostas das perguntas formuladas pelo público só podem ser respondidas ao final do pronunciamento, porém quando a conferência é realizada na abertura de um evento maior, deve-se evitar perguntas para não comprometer a ordem do dia.
Confraternização: Reunião de pessoas com o intuito de promover a descontração, a integração ou negócios.
Congresso: Reuniões que visam debater assuntos que interessam a um determinado ramo profissional. Estudam temas diversos, e ao final do trabalho, as conclusões são adotadas no todo ou em parte após serem encaminhadas às autoridades. Tem duração de vários dias.
Convenções: Reunião promovida por entidade política ou empresarial. Pode contar com a participação de um grupo da mesma empresa ou de todos os envolvidos direta ou indiretamente com a empresa, como por exemplo, fornecedores, com o intuito de maior integração, troca de experiências e conhecimento.
Curso: Destinado a capacitar o público envolvido em determinado assunto.
Debate: Conduzido por um moderador ou coordenador, com pelo menos dois debatedores que geralmente apresentam pontos de vista divergentes sobre um tema que já é de conhecimento público. Aberto ao público ou transmitido por meio da mídia.
Desfile: Apresentação de produtos, geralmente ligados à moda, por manequins ou modelos profissionais.
Encontro: Reunião de profissionais de uma mesma categoria com o intuito de somente expor idéias sobre temas polêmicos.
Entrevista Coletiva: Um ou dois representantes da organização se coloca a disposição dos jornalistas para revelar informações sobre um assunto específico ou acontecimento.
Espetáculo: Apresentação cênica e/ou musical para o público.
Estudos de Caso: Geralmente mais utilizado na área médica ou científica, onde um grupo de participantes estuda um determinado caso e procura a solução mais adequada a ser aplicada.
Excursão: Reúne um grupo de pessoas com o objetivo de conhecer novos lugares e obter novas experiências.
Exposição: Expõe produto ou serviço com o objetivo de divulgá-lo e informá-lo podendo despertar o interesse de compra posterior.
Feira: Utiliza a estrutura de stands voltado a um grande público. Tem por objetivo a exposição e a venda imediata de produtos e/ou serviços.
Festas Temáticas: Comemoração de um determinado tema.
Festival: Demonstração de uma gama de estilos ou variadas apresentações ao público, geralmente com edições periódicas.
Fórum: Reunião conduzida por um moderador e que tem por objetivo formar opinião pública sobre determinado assunto. Normalmente com duração de um dia.
Gincana: Cada grupo deve cumprir inúmeras tarefas elaboradas por uma equipe. O grupo vencedor é aquele que realizar o maior número das tarefas.
Happy Hour: Oferecido geralmente em bares e em restaurantes com a intenção de atrair principalmente executivos após a saída do trabalho, durante o horário do rush.
Inauguração: Novas construções e/ou instalações são apresentadas ao seu público. Deve existir o descerramento de placa e desenlace do corte de fita inaugural com discursos após a inauguração oficial.
Jornadas: Reuniões de determinados grupos de profissionais com o propósito de debater um ou mais assuntos. Realizadas periodicamente e com caráter formal.
Lançamento de Pedra Fundamental: Dá início a uma construção, geralmente de grande porte. Posteriormente, documentos e objetos que tenham relação com a obra são depositados em uma urna e enterrados em um local onde será afixada uma placa de identificação que registrará o momento histórico para as gerações futuras.
Lançamento de Produto ou Serviço:Apresentação de produto ou serviço novo de determinada organização a seu público-alvo.
Leilão: Exposição de produtos que serão vendidos ao público. Aquele que oferecer o lance de maior valor obtém a peça.
Mesa Redonda: Reunião conduzida por um moderador, com no máximo 10 pessoas. São feitas perguntas para cada participante sobre um ou mais temas polêmicos e as respostas são dadas na hora. O evento tem geralmente duração de uma hora.
Mostra: Possui como objetivo a divulgação e informação de produto e/ou serviço com a característica de ser itinerante.
Oficina: Reunião de pessoas com o objetivo de aprender a fazer algum produto ou tema.
Olimpíadas: Conjunto de torneios e campeonatos com regras rigorosas com maior amplitude de participação.
Painel: Reunião conduzida por um moderador, com no máximo quatro pessoas que irão apresentar um de cada vez seu ponto de vista sobre um tema predefinido. O participante de maior renome terá um tempo maior para sua explanação.
Palestra: Necessita de um coordenador para fazer a apresentação de um ou mais palestrantes que têm por objetivo a divulgação de produtos, serviços, projetos ou conscientizar um determinado grupo. As perguntas são permitidas durante a palestra.
Passeata: Ato público por meio de um passseio com o intuito de apoiar ou criticar um fato ou decisão.
Plenária: Reúne representantes de grupos, estados, países que debatem um assunto de grande interesse e submete a votação, cujo resultado deve ser seguido por todos.
Posses: solenidade da investidura em cargo público ou não.
Prêmios Especiais: homenagem às contribuições de um pessoa ou grupo de uma empresa realizada por empregados da empresa ou não.
Reunião: Encontro de duas ou mais pessoas a fim de debater um tema central escolhido.
Roda de Negócios: Compreende a participação de representantes comerciais, distribuidores e fornecedores que visam realizar negócios e concretizar parcerias.
Salão: Seu objetivo é promover uma marca, empresa ou idéia criando uma imagem de fácil assimilação pelo público, com o interesse de despertar a compra futura.
Sarau: Apresentações artísticas ou literárias realizadas à tarde ou no início da noite.
Semana Acadêmica: Reunião de estudantes coordenados por professores com o objetivo de discutir temas acadêmicos.
Semana Empresarial: Reunião de pequenos eventos na empresa, dedicado a um determinado tema.
Seminário: Apresentação de um assunto por um ou mais pessoas para uma platéia que tenha algum conhecimento e interesse pelo assunto. Todos participam, discutindo e obtendo conclusões sobre o tema. Tem geralmente duração de um dia.
Sessões Solenes: Destinado a prestar homenagem, comemoração ou apresentação de relatório, projeto, etc.
Show: Demonstração artística principalmente a música, dança ou teatro.
Showcasing: Apresentação de produtos ou serviços em vitrines fechadas. Os visitantes têm a disposição folhetos informativos e linhas telefônicas instaladas em cabines que, quando acionadas, são conectadas diretamente a uma central de informação.
Simpósio: Conduzido por um coordenador que dirige a divulgação de novas tecnologias e de pesquisas de especialistas, com a participação, com perguntas, do público interessado no assunto. Possui duração de um a três dias.
Tele-conferência: Recurso para se organizar uma conferência ou reunião em um local físico apropriado por meio de satélite.
Torneiro: Competição entre os participantes que seguem um regulamento rigoroso, ligado diretamente à área esportiva.
Vernissage: Exposição de produtos pela primeira vez ao público com o objetivo de expor e vender. Reúne vários artistas e é servido coquetel.
Visitas Empresariais: A empresa promove a visita de um grupo específico, em um dia e horário determinado, em um roteiro traçado, de modo a conhecer o cotidiano da empresa.
Workshop: Exposição de um produto por um especialista que estimula o participante a transformar a teoria em prática.
Outros Eventos
Almoço/Jantar: Deve levar em conta o espaço destinado, a quantidade de participantes e a disponibilidade financeira para definir o serviço.
Brunch: Espécie de café da manhã reforçado, ou seja, não só são servidos alimentos próprios do café da manhã como também alguns pratos do almoço. Oferecido normalmente das 11:00 às 12:00h.
Café da Manhã: Tradicional café da manhã, servido durante a semana nas primeiras horas do dia para que não comprometa o restante do dia.
Chá da Tarde: Destinado principalmente ao público feminino. Além de diversas variedades de chá e guloseimas, são oferecidas outras bebidas.
Coffee-break: Oferecem-se alimentos e bebidas durante o intervalo de eventos de longa duração. Presente em quase todos os eventos de duração superior a três horas.
Coquetel: Destinado à confraternização motivada por inúmeros motivos com duração não superior a 2 horas. São servidas bebidas alcoólicas e não alcoólicas e
aperitivos.
DEZ DICAS :
1º. Uma pesquisa prévia amplia resultados e elimina riscos
Procure antecipar informações sobre o quórum, local, instalações, perfil dos participantes, outros palestrantes, faixa etária, equipamento, conexão internet, expectativas, … Antecipe-se, prepare-se, ajuste o conteúdo a situação, cada caso é um caso e uma mensagem personalizada é melhor captada e entendida.
2º. Estamos em 2013, use a nuvem e Prezi.com
Eu uso Prezi na nuvem, freemium, que lhe oportunize palestras remotas, edição colaborativa, navegação e transição em “vôo pássaro”, com imagens, áudios, vídeos, links como se eles estivessem espalhados em uma gigantesca folha em branco e houvessem layers para mergulhar, ampliar, refinar.
3º. Material diferente para 15, 30, 50 ou 90 minutos
Não use o mesmo material para diferentes tempos, não deixe nas telas mais do que o estritamente necessário, a apresentação é para ser uma referência visual, se tiverem textos as pessoas não estarão prestando atenção em voce, estarão se frustrando tentando ler o amontoado de dados e detalhes que voce colocou lá.
4º.Use as três memória
Tem pessoas que percebem, entendem e memorizam melhor pela comunicação visual, através de imagens, vídeos, há outras que se utilizam melhor da audição, através uma voz confiante, interessante, instigante, música e há os que apreendem melhor pela ação, através de dinâmicas, games e mãos na massa.
5º. Chegue cedo, prepare tudo e relaxe
Nunca deixe nas mãos de Murphy, evite chegar “na hora”, chegue cedo, instale, confira se esta tudo Ok, tenha mais de uma cópia a mão, use um runtime local, nem sempre há conexão internet, dê o máximo mesmo que seja gratuito, pois a partir do momento que voce aceitou ou organizou, é seu nome e de sua empresa.
6º. Vícios de linguagem e outros mais
Conheçam seus vícios de linguagem e treinem, peça opiniões, filme suas apresentações, ganhe consciência e faça um esforço para controlar os né, é, uhhhh, olhares, movimentos, mãos no bolso ou coçando algo … seu corpo fala mais que sua boca e para corrigir, precisamos saber e querer melhorar.
7º. Eles foram lá para aprender algo, não frustre as expectativas
Evite ficar 15 minutos falando de seu currículo, afinal não é uma entrevista de emprego, a galera foi lá para aprender algo sobre o tema divulgado, seja divertido, mas não faça um espetáculo, alguns se perdem em meio a piadas e causos pessoais, seja interessante e instigante no tema, não saia demais dele.
8º. As vezes alguma coisa dá errado, siga em frente
Seja sincero, mas acima de tudo seja construtivo, evite se perder em explicações ou desculpas, se algo der errado, siga em frente, o importante é ter contingências e estar preparado para o improviso … O show tem que continuar, tenha sempre um flow chart, papel e canetão, é o suficiente para concluir com elegância.
9º. Registre, depois será tarde
Registre todo o processo desde o início, poste, divulgue, tire fotos, filme, tenha um tripé, melhor ainda um companheiro para cada viagem, porque sozinho ninguém faz nada e seria desperdício não publicar informações adicionais, links, textos, depoimentos no blog, site, newsletter, facebook, peque pelo excesso.
10º. Seja feliz!
Falar em público ou escrever é um grande barato, relaxe, faça o seu melhor, convide os amigos, sempre tire fotos, compartilhe nas redes, valorize assuntos sobre coisas que voce acredita, pois passar crenças e princípios é melhor que passar conteúdo, pois as pessoas percebem se voce esta no piloto automático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário